Cursos Arte e Design | (19) 3251.6966

Curso de Processos Gerenciais – EAD

Curso de Processos Gerenciais - EAD

PROCESSOS GERENCIAIS - EAD

INFORMAÇÕES GERAIS


Turno: EAD
Duração: 2 anos
Coordenador: Mariana Fasolo Quevedo
Horas Complementares: 100 horas
Modalidade: EAD
Valores: Consultar no Local

QUERO FAZER ESTE CURSO

COORDENAÇÃO

Educação a Distancia:: Mariana Fasolo Quevedo

QUERO SABER MAIS

Nome

E-mail

Telefone de contato com DDD

Cidade

Estado

JUSTIFICATIVA

O cenário mercadológico atual vem buscando cada vez mais profissionais qualificados na área da gestão e exige destes compreensão sistêmica da gestão de negócios e preparação para a adequada condução dos processos gerenciais. É, nesse contexto, que se insere o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais a Distância da FTEC. Por isso, o curso de Processos Gerenciais a Distância da FTEC oportuniza ao estudante uma visão abrangente e integrada de gestão empresarial, desenvolvida a partir da do estudo e compreensão dos principais conceitos, técnicas e processos, baseados nos modelos modernos de gestão organizacional. Com isso, objetiva introduzir no mercado gestores empresariais preparados, com espírito empreendedor e capazes de gerenciar com eficiência qualquer tipo de negócio.

MÓDULOS

O curso é formado por módulos, organizados por unidades curriculares que possuem afinidade ou complementaridade. Cada módulo trata de uma área específica dos processos gerenciais. São oito módulos: Gestão, Pessoas, Estratégia, Ético-Legal, Exatas, Produção, Marketing e Projetos.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O diploma de Tecnólogo em Processos Gerenciais habilita o profissional a atuar em pequenas e médias empresas, como articuladores nos diversos processos gerenciais e na dimensão interdisciplinar das áreas do conhecimento em gestão organizacional.

O tecnólogo em Processos Gerenciais terá direito, ao término do curso, a efetuar registro profissional no Conselho de Administração.

METODOLOGIA DO CURSO

A EaD é movida pelos princípios da interação e da interatividade, os quais são possíveis mediante o processo intenso de comunicação e interação estabelecido por meio de variados recursos tecnológicos. E, é por meio do uso desses recursos, estratégias e metodologia, que a FTEC Faculdades pretende assegurar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, o adequado desenvolvimento dos profissionais daqui egressos.

Na FTEC, os estudantes de cursos a distância terão acesso a:

- Currículo moderno e diferenciado;
- Aulas ao vivo (via web conferência) na modalidade a Distância;
- Aulas presenciais na modalidade Blended;
- Material didático e recursos complementares;
- Manual do Estudante;
- Ambiente Virtual de Aprendizagem;
- Plantões de atendimento presencial e a distância (tutoria);
- Atividades online e offline;
- Avaliações a distância e presenciais;
- Biblioteca Virtual;
- Webmail institucional;
- Página do curso;
- Além de acesso a toda infraestrutura da FTEC.

A proposta curricular do Processos Gerenciais a Distância é orientada por módulos, oportunizando ao estudante um processo de aprendizagem baseado, concomitantemente, na dinamicidade da modalidade a distância e na interdisciplinaridade própria da área de gestão. O curso é composto por oito módulos que se baseiam na integração entre as teorias e práticas oriundas da realidade organizacional. Além disso, os módulos trabalham temas transversais, que atualmente se constituem em importantes agentes integradores.

OBJETIVO

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais objetiva formar profissionais preparados para gerir uma organização empresarial, ciente das técnicas de organização e gestão, das condições do mercado atual e de suas exigências éticas, sociais e sustentáveis, habilitando-o a atuar de maneira empreendedora em diferentes processos de gestão nos níveis estratégico, tático e operacional.

PROFISSIONAL

O tecnólogo em Processos Gerenciais a Distância elabora e implementa planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial, especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos. Estará habilitado a atuar em pequenas e médias empresas como articuladores nos diversos processos gerenciais e na dimensão interdisciplinares das áreas do conhecimento em gestão organizacional.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Conforme Regimento Institucional, os critérios de avaliação são assim compreendidos:

Da Avaliação do Desempenho Escolar

Art. 67. A apuração do aproveitamento abrangerá a avaliação da assimilação progressiva dos conhecimentos, da elaboração e transferência desses conhecimentos de maneira contextualizada.
§ 1º A apuração do aproveitamento, de acordo com a natureza das disciplinas e a critério dos Colegiados dos cursos, poderá ser feita através de:
a) prova escrita;
b) prova oral e prática - oral;
c) seminários, relatórios de aulas práticas e de visitas, análises conceituais e práticas, trabalhos práticos e teóricos, pesquisas, elaboração de projetos e sua defesa, pesquisa e estágio, tudo sob orientação, supervisão e controle do professor;
d) outros instrumentos, de acordo com os critérios estabelecidos pelos Colegiados de cursos e aprovados pelo Conselho de Ensino e Pesquisa.
§ 2º Em cada disciplina, a avaliação, em número mínimo de três (3) por semestre, é dividida em Grau A, que significa o conjunto de ações
pedagógicas; Grau B, que consiste numa verificação de conhecimentos ou de pesquisa feita sob a orientação do professor da disciplina, e Grau C, visando a corrigir possíveis desvios no processo educativo para que possam ser corrigidos em tempo hábil.
§ 3º A média será sempre aritmética simples.
§ 4º Os alunos, com média semestral entre Grau A e Grau B ou inferior a sete (7), deverão realizar a avaliação Grau C.
§ 5º A avaliação Grau C deverá contemplar todos os conteúdos de ensino desenvolvidos, durante o semestre letivo e constantes no Plano de Trabalho da disciplina, podendo ser escrita, oral, prática ou teórica.
§ 6º Ao aluno que deixar de comparecer às avaliações, na data fixada, poderá ser concedida segunda oportunidade requerida no prazo de cinco (5) dias, se comprovado motivo justo.
§ 7º Ficará dispensado da avaliação Grau C o acadêmico com média semestral nas duas avaliações, Grau A com Grau B, iguais ou superiores a sete (7).

Art. 68. A cada verificação de aproveitamento será atribuída uma nota, expressa em grau numérico de 0 (zero) a 10 (dez).
§ 1º Atribui-se nota 0 (zero) ao aluno que deixar de submeter-se à verificação prevista, bem como ao que nela se utilizar de meio fraudulento, ressalvando o disposto no Art. 67, § 4º.
§ 2º Poderá ser concedida revisão da nota atribuída à avaliação Grau C, quando requerida no prazo de 02 (dois) dias de sua divulgação.

Art. 71. Nos casos previstos em lei, a faculdade adotará o regime de assistência domiciliar.

TEMAS TRANSVERSAIS

Aplicar a transversalidade nas práticas pedagógicas. A Transversalidade é constituída de temáticas que não são obrigatórias de um único componente curricular, mas têm relação com o perfil do egresso da Ftec e com a concepção de cidadão da instituição. Os temas transversais da Ftec são: Empreendedorismo, Planejamento de Carreira, Relações Etnicorraciais, Responsabilidade Social e Ambiental.

CERTIFICAÇÕES INTERMEDIÁRIAS

O curso oferece certificação intermediária. Ao concluir os eixos temáticos de Gestão, Pessoas, Estratégia e Ético Legal, o aluno receberá certificação profissional em Análise Empresarial. E, ao cumprir toda a carga horária do curso, receberá o diploma de Tecnólogo em Processos Gerenciais.

MATRIZ ATUAL (DOWNLOAD)

Matriz Curricular

VEJA MAIS CURSOS